Desenvolvimento de competências de Coaching

“When coaching is incorporated into the leader’s day-to-day staff-developing activities, it becomes a powerful tool that helps people access and use their lessons of experience” Sharon Ting & Peter Scisco – “The CCL Handbook of Coaching ”

“LEADER COACH” – Integrar a perspectiva de coaching na liderança quotidiana

Os gestores e líderes que exercem a sua acção de liderança transaccional no dia-a-dia, sabem até que ponto é vital motivar as suas equipas e redinamizar as competências das pessoas que lideram.
Parte importante do seu papel é justamente encorajar e ajudar as pessoas a alcançarem sucesso.[spoiler title=”informação”] Ao utilizar as competências de coaching no quotidiano profissional, cada gestor e líder apoiará os membros da sua equipa a serem mais proactivos na assunção da responsabilidade individual pelas suas próprias acções.
Como líder, é fácil dar sugestões, direccionamentos e, mesmo, decisões, quando as situações são claras.
No entanto, incentivar as pessoas a encontrarem as suas próprias soluções e agirem segundo as suas próprias estratégias, se bem que seja mais arriscado, é muito mais responsabilizante e empoderador.
As pessoas necessitam de espaço para crescer; se cada gestor e líder trabalhar a partir do sucesso construído por cada colaborador, esse facto incentivá-lo-á a porfiar no alcance de sucessos renovados

Projecto de Formação à Medida [/spoiler]

“COACHING TOOL KIT ” – Métodos e técnicasde coaching para gestores e líderes.

“As práticas de coaching têm registado um desenvolvimento significativo nos últimos anos, sendo utilizadas como uma relação catalizadora que acelera o processo para se alcançar uma grande performance”

Coach U, Inc.

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Seja como intervenção exercida por um coach externo, seja como modalidade de Liderança exercida pelos líderes, que pretendem expandir a sua influência sobre os seus colaboradores usando coaching skills, a intervenção de coaching é hoje servida por um conjunto de princípios, conceitos, estratégias e técnicas cuja correcta aplicação é essencial para se obter os elevados graus de eficácia que se pretendem e que se esperam. É justamente devido à importância do rigor metodológico que, para o exercício da prática de coaching, se recomenda e, nalguns casos, se exige a prévia certificação dos coaches profissionais, por uma entidade certificadora de reconhecida idoneidade.

Destinado aos Lideres/Coaches que, não sendo coaches profissionais, usam as coaching skills para a promoção do crescimento e do desenvolvimento dos seus colaboradores, este workshop fornece as ferramentas metodológicas básicas para uma correcta aplicação das técnicas de coaching, permitindo aos Lideres/Coaches tirar o máximo proveito deste processo de “relação catalizadora” para potenciar a sua liderança.

Projecto de Formação à Medida [/spoiler]

“A ENTREVISTA DE COACHING” – Treino prático em “Modelos Conversacionais de Coaching“ para gestores e líderes.

De acordo com os princípios éticos, deontológicos e técnicos das práticas de coaching, compete ao coachee definir a agenda para o processo e para cada uma das respectivas sessões de acompanhamento. O papel do coach é, a partir dessa agenda, desenvolver uma estrutura de conversação que permita ao coachee chegar ao destino que pretende.

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Sendo a base do processo de coaching a fenomenologia do “cliente em situação”, tornada manifesta a partir da expressão da “voz” do coachee, ou seja, tudo aquilo que ocorre no seu campo de consciência e se exprime pela palavra, o sentido e a forma da estrutura de conversação assumem uma importância crucial no processo, constituindo porventura a competência mais crítica para o coach. Este vai colocando questões, ao longo do processo, que ajudam o coachee a aprofundar o seu conhecimento das variáveis que se vão manifestando relevantes para análise do seu contexto pessoal, a aumentar a sua autoconsciência e a provocar o surgimento de novos pensamentos, novas ideias e novos cenários decisionais que podem constituir as principais alavancas para a mudança pessoal pretendida.
Atendendo à natural complexidade e à dinâmica própria destes processos, pode ser útil aos coaches desenhar a estrutura de acordo com um “modelo conversacional” que ajude a manter o focus por entre as derivas possíveis do discurso do coachee, a manter bem presente a finalidade de cada trecho, a cumprir os timings e ainda a definir os fios condutores da conversação necessários para gerar concretizações.

Projecto de Formação à Medida [/spoiler]

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