Formação Avançada para Coaches

“O Coach é um profissional que trabalha com forças humanas e organizacionais emergentes, para fazer descobrir novas energias e propósitos, para modelar novos planos e visões e para fazer concretizar resultados desejados. O Coach é alguém treinado e dedicado a guiar outros no percurso para alcançar mais competências, envolvimento e confiança nos cenários de vida onde escolher actuar.”

The Handbook of Coaches – Frederic M. Hudson

Aplicações da PNL às práticas de Coaching

A PNL e o coaching têm em comum, entre outros, o pressuposto de que os recursos estão nas pessoas e assim é possível ao coachee construir o seu destino/futuro desde que possua as habilidades para aceder aos recursos que necessita.
A PNL é um modelo constituído por um conjunto de ferramentas práticas cuja aplicação tem obtido êxito permitindo melhorar a performance no domínio do desenvolvimento pessoal.
[spoiler title=”informação”]A PNL apresenta-nos como pressuposto que o mapa não é o território e o papel do coach é encontrar-se com o seu cliente no seu mapa do mundo e a partir daí ajudá-lo a vislumbrar e construir outros mapas e outros caminhos para alcançar os objectivos a que se propõe.
Assim, este workshop situa como objetivo global o conhecimento e o treino de algumas dessas ferramentas que se constituem como um importante contributo para o exercício do coaching nas várias etapas e sessões.

Projecto de Formação à Medida [/spoiler]

O “Coaching Apreciativo” – aplicações da Psicologia Positiva aos processos de Coaching

O Modelo do “Apreciative Inquiry” (Inquirição Apreciativa) é baseado nos contributos da Psicologia Positiva e a sua filosofia assenta na ideia de que a inquirição positiva e o diálogo, centrados nas forças, nos aspetos positivos, nos sucessos, nas esperanças, aspirações e sonhos, constituem, em si mesmos, um processo de transformação.
O “Coaching Apreciativo” é uma metodologia de coaching desenvolvida a partir do modelos de “Inquirição Apreciativa” que guia os clientes através de um processo constituído por 4 etapas: Descoberta, Sonho, Construção e Destino.
[spoiler title=”informação”]Ao utilizar esta metodologia, os coaches confirmados descobrirão novas formas de exercício da sua prática profissional e do trabalho com os seus clientes, afirmando e reconhecendo um espírito de inquirição positiva que irá permitir às pessoas ascender mais rapidamente à sua grandeza pessoal.”

Projecto de Formação à Medida [/spoiler]

 O Coaching com base na Análise Transaccional

A Análise Transacional é um modelo amplamente conhecido, desenvolvido inicialmente por Eric Berne, e tem como finalidade promover a mudança e a autonomia através de um processo que visa desenvolver, em cada pessoa, um argumento de vida “Eu estou OK, o Outro está OK”.
[spoiler title=”informação”]A conquista da autonomia é entendida seja como cura, nos casos em que a AT é usada como técnica terapêutica, seja como libertação pessoal, autodeterminação, independência e interdependência. A pessoa autónoma toma as suas próprias decisões, tem independência de pensamento, sabe como evitar jogos psicológicos, ou sair deles quando se deixa envolver num argumento “Não OK” e é capaz de exprimir abertamente o seu “self” verdadeiro e manter a disponibilidade para os outros.
As ferramentas da Análise Transacional constituem, por isso, um excelente “framework” para as práticas de Coaching, através da aplicação dos seus conceitos, modelos, metáforas e diagramas, promovendo a autonomia dos clientes e encorajando-os a abandonarem velhas estratégias de jogos psicológicos ineficazes e a reconceptualizarem a sua experiência de modo a darem às suas vidas um novo e melhor significado.O “Coach Emocionalmente Inteligente” – Desenvolver as competências emocionais na prática do Coaching.

Projecto de Formação à Medida [/spoiler]

O Coach Emocionalmente Inteligente

As emoções são o elo que conecta os seres humanos com tudo aquilo que para eles tem significado. Sem emoções, teríamos dificuldade em saber o que é que realmente tem valor para nós, e porquê, e em decidir a quantidade de tempo e de esforço que vamos investir para o obter. As emoções estão, assim, no cerne da motivação, constituindo a verdadeira força motriz da mudança pessoal.
[spoiler title=”informação”]Ao longo deste workshop será apresentada, e treinada, uma metodologia e um processo através dos quais será evidenciado que as competências da Inteligência Emocional e os princípios para a sua aplicação constituem um excelente referencial para a estruturação das práticas de coaching.
Desenhado de acordo com os princípios da pedagogia experiencial e apropriativa, este workshop convida cada participante a envolver-se numa jornada de descoberta. O workshop servirá como mapa que familiarizará cada participante com o tipo de relacionamentos que cada coach necessita de estabelecer para ter sucesso no objectivo de ajudar os seus clientes a desenvolver a inteligência emocional. A nossa expectativa é que, no final do workshop, cada participante tenha uma clara compreensão do que é a inteligência emocional e do que é a eficácia emocional e social, porque é que elas são importantes e ainda que tenha treinado os vários passos de um processo para ajudar os seus clientes a percorrerem a sua própria jornada de progresso pessoal no sentido de se tornarem mais emocionalmente inteligentes.

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