Curso de Formação: Avaliação e gestão de desempenho

Alinhar desempenhos construir compromissos e potenciar resultados

Gerir desempenho é muito mais do que definir objectivos e avaliar resultados.
O sistema de avaliação e gestão de desempenho representa um instrumento vital na  integração da estratégia com as operações e na integração da performance organizacional com a performance individual.

Com esta perspectiva em mente, neste curso abordamos os sistemas de avaliação e gestão de desempenho na perspectiva:

  • dos seus requisitos de sucesso;
  • da sua concepção e implementação;
  • da sua operacionalização.

Programa

1 Integrar a avaliação e gestão de desempenho como um instrumento indispensável à gestão da organização

  • A importância da avaliação e gestão de desempenho para a organização.
  • A importância da avaliação e gestão de desempenho para os colaboradores.
  • A ligação da avaliação e gestão de desempenho com os subsistemas de gestão de recursos humanos.
  • Fazer o diagnóstico das práticas e das expectativas.

2 Conceber um sistema de avaliação e gestão de desempenho (SAGD)

  • Princípios e pressupostos orientadores de um SAGD.
  • As dimensões de performance numa organização:
    • performance estratégica;
    • performance operacional;
    • performance individual.
  • Principais componentes do SAGD:
    • processo;
    • intervenientes e responsabilidades;
    • instrumentos de monitorização e avaliação;
    • sistemas de Informação.
  • Gestão por objectivos: o “centro” de um SAGD:
    • alinhamento e desdobramento de objectivos;
    • indicadores e métricas.
    • fixação de objetivos: princípios e metodologias;
    • monitorização e acompanhamento de resultados: a gestão da ação.

3 Dominar a avaliação e gestão do desempenho individual

  • Confiança e motivação: impactos psicológicos do processo.
  • Avaliação, gestão e desenvolvimento de competências.
  • A definição e negociação de objetivos
    • o estabelecimento de compromisso entre chefia e colaborador.
  • As entrevistas de avaliação e gestão de desempenho.
  • A formação dos avaliadores.

4 Implementar um sistema de avaliação e gestão de desempenho

  • As etapas da implementação do sistema.
  • A campanha de divulgação.
  • A gestão da mudança.
  • O Sistema piloto – ano zero.
  • As correcções e os ajustamentos.

5 A avaliação de desempenho como critério de despedimento por extinção do posto de trabalho

  • Compreensão da nova lei.
  • Impactos da aplicação da nova lei.

Dirigido a

  • Gestores de topo responsáveis pela gestão estratégica, gestão de operações e gestão de equipas.
  • Gestores e Técnicos de Recursos Humanos.
  • Gestores e Controllers de Planeamento e Controlo de Gestão.

Objectivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • integrar a relevância e impactos da Avaliação e Gestão do Desempenho na gestão da organização;
  • compreender a inevitabilidade da integração das diferentes dimensões da performance organizacional;
  • participar activamente na concepção, implementação e operacionalização de um Sistema de Avaliação e Gestão de Desempenho.

Métodos

A orientação do curso fará apelo a uma pedagogia activa baseada em:

  • alternância entre exposições teóricas e exercícios práticos – individuais e em grupo;
  • análise de casos em subgrupos;
  • debates dirigidos com participação ativa do grupo;
  • simulações de situações representativas do contexto profissional.

Referência: 04-A-013

Duração: 2.5 dias
Idioma: Português
Preço: 75.000,00 MT
(IVA não incluído)

Se está interessado nesta formação, contacte-nos.

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