Curso de Formação: Liderar e gerir uma equipa de projecto

A gestão sem autoridade formal

Mobilizar, coordenar e fazer trabalhar em conjunto pessoas de serviços, de sectores, de funções diferentes sem dispor de autoridade hierárquica formal, é um desafio com o qual é confrontado um responsável de projecto.

Para esse líder, o êxito passa por uma gestão transversal eficaz da equipa de intervenientes, os quais devem canalizar para o projecto as suas competências e os seus contributos.

Programa

1. Passar do projecto “somatório de especialidade” a um projecto vivenciado como a “obra comum” de uma equipa

  • Especificação do projecto.
  • Arranque do projecto.
  • Fixar objectivos.
  • Redigir o caderno de encargos.
  • Redigir o relatório de início de projecto.

2. Posicionar-se numa organização por projecto e situar as suas margens de manobra

  • Organigrama de actividades
  • Decompor o projecto em actividades coerentes.
  • Descrever de maneira exaustiva as actividades a executar.

3. A constituição da equipa

  • Formalizar a relação serviços/intervenientes/responsáveis do projecto.
  • Conduzir uma entrevista para associar um interveniente ao projecto.

4. O orçamento e o trabalho em equipa

  • Elaborar o orçamento inicial.
  • Características de uma equipa eficaz e suas fases de evolução.
  • Regras para uma delegação eficaz.

5. A negociação

  • Negociar para cooperar.
  • Preparar e conduzir uma relação negociada.

6. O planeamento

  • Construir um plano com método.
  • Analisar as restrições e durações e identificar o caminho crítico e as folgas.
  • Introduzir pontos de controlo.

7. O trabalho em grupo

  • Saber quando trabalhar em grupo.
  • Orientar com sucesso uma sessão de trabalho de grupo.

8. Conduzir reuniões de projecto

  • Organizar e conduzir eficientemente uma reunião de projecto.
  • Identificar os três tipos de reuniões: arranque, ponto de situação e plano de acção.

9. O controlo de execução

  • Obter dados sobre o trabalho executado e estimativas sobre o que falta fazer.
  • Analisar o progresso do projecto.
  • Reagir em caso de desvios face ao planeado.

10. Antecipar e gerir os desacordos e as situações conflituais

  • Reagir face a uma situação de conflito.
  • Identificar os tipos de conflito e conhecer as atitudes adequadas.
  • Lidar com comportamentos agressivos.

11. A contribuição pessoal

  • Potenciar os seus pontos fortes enquanto elemento de uma equipa de projecto.
  • Tomar consciência dos seus progressos.

Dirigido a

Todos os colaboradores de uma empresa chamados a intervir como Responsáveis pela condução de equipas de Projecto.

Objectivos

  • No final da acção o participante estará dotado dos conhecimentos necessários que permitam mobilizar, coordenar e fazer trabalhar em conjunto pessoas de serviços, de sectores, de funções diferentes sem dispor de autoridade hierárquica formal.
  • Dotar o participante das competências necessárias ao exercício da gestão de equipas de projecto.

Métodos

  • Esta formação privilegia uma pedagogia alternando os aspectos metodológicos com o treino prático.
  • Utilização de grelhas de análise e de diagnóstico para referenciar as práticas e os comportamentos.

Referência: 05-A-192

Duração: 2.5 dias
Idioma: Português
Preço: 75.000,00 MT
(IVA não incluído)

Se está interessado nesta formação, contacte-nos.

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