Curso de Formação: Gestão de recursos humanos para chefias directas e supervisores
Acrescentar práticas de gestão de pessoas ao exercício da liderança
Programa
1 Enquadramento da Função GRH na criação de valor do negócio
- Compreender a evolução histórica da Função Recursos Humanos na Gestão de Empresas.
- A evolução histórica dos paradigmas da gestão de talento.
- Medição do valor do negócio na actualidade – a relevância dos activos intangíveis para a competitividade das empresas.
2 Desenvolver e levar ao terreno a Estratégia de Capital Humano
- Interpretar o impacto da estratégia de negócio na gestão das pessoas e das equipas.
- Modelo de parceria das Chefias Directas com a DRH:
- balanceamento entre necessidades estratégicas (médio prazo) e operacionais (curto prazo) e entre a visão da chefia e visão da DRH;
- complementaridade de papeis da Chefia e da DRH na definição e execução das politicas e práticas de GRH.
3 Os papéis fundamentais de um Gestor de Pessoas
- Agir sobre a motivação e o compromisso.
- Desenvolver a confiança.
- Acompanhar o desempenho e desenvolver competências.
- Reconhecer e diferenciar contributos.
4 Desenvolver e Integrar os Subsistemas de Gestão de Capital Humano – as operações de GCH
- Modelo de interdependência dos processos.
- Aplicação dos subsistemas à missão da GCH – Identificar e Diferenciar, Atrair, Desenvolver, Reter o Capital Humano.
- Os diversos subsistemas de GRH:
- compreender e integrar os objectivos e aspectos críticos de cada subsistema;
- compreender e integrar o papel e intervenção esperada das chefias em cada subsistema.
Nota: Os subsistemas a abordar sobre os quais se fará recair a abordagem dos dois pontos anteriores são:
- Análise e Descrição de Funções;
- Sistema de Gestão por Competências;
- Sistema de Recrutamento, Selecção e Integração de Colaboradores;
- Sistema de Gestão da Formação e Desenvolvimento de Colaboradores;
- Sistema de Gestão de Desempenho;
- Sistema de Gestão de Carreiras;
- Sistema de Remunerações e Benefícios.
Objectivos
No final da formação os participantes deverão
ser capazes de:
- compreender a importância da GRH para a competitividade da empresa;
- saber interpretar o seu papel na implementação das políticas e práticas de GRH;
compreender a interdependência, os objectivos e os aspectos críticos dos diferentes processos de GRH;
- utilizar os diferentes processos de GRH enquanto ferramentas para o desenvolvimento e sucesso das suas equipas.
Dirigido a
Gestores, Supervisores e Chefias Operacionais com responsabilidade directa na gestão de pessoas e equipas.
Métodos
A orientação do curso fará apelo a uma pedagogia activa baseada num formato de workshop com recurso a:
- alternância entre exposição de conceitos e exercícios práticos de aplicação dos mesmos – individuais e em grupo;
- análise de casos em subgrupos;
- debates dirigidos com participação activa do grupo;
simulações de situações representativas do contexto profissional.
Referência: 02-A-1106
Duração: 2.5 dias