Curso de Formação: Tomada de decisão – métodos e instrumentos

Coordenar, gerir, exercer a liderança é decidir. Para quem tem responsabilidades de gestão e coordenação, para agir com eficácia em todos os domínios, é necessário desenvolver boas práticas de tomada de decisão.

A tomada de decisão constitui uma actividade permanente e fundamental que influencia todo o funcionamento da empresa.

Programa

1. Desenvolver os métodos para decidir melhor: tomada de decisão individual

  • Decidir como decidir: etapas do processo lógico racional de tomada de decisão.
  • Pontos fortes e limites do método racional:
    • avaliação do grau de incerteza da situação;
    • análise e avaliação do risco na tomada de decisão.
  • Métodos para delimitar os problemas, estabelecer critérios e ponderar alternativas: multi-atributos, trocas equivalentes.

2. Identificar e classificar o seu estilo de tomada de decisão

  • Auto-diagnóstico das tendências individuais (pontos fortes e pontos fracos).
  • “Como tomo decisões?”
  • Tomar consciência dos automatismos pessoais na análise da informação:
    • reacções habituais em situações de crise e/ou de urgência.

3. Saber analisar a informação para decidir com eficácia

  • Racionalidade e intuição: processos opostos ou complementares?
  • Distorções e “armadilhas” na recolha e análise de informação para a decisão: ancoragem, disponibilidade e representatividade.
  • “De vitória em vitória até à derrota final”: evitar a escalada irracional de compromisso, ou como inverter ou redireccionar uma decisão inadequada.

4. Tirar partido dos sistemas de apoio à decisão

  • Decisão assistida por computador.
  • Ferramentas de tratamento de informação para apoio à tomada de decisão.
  • Antecipar cenários de aplicação da decisão para seleccionar a informação pertinente.

5. Decidir individualmente ou em grupo?

  • Várias cabeças pensam melhor do que só uma? Vantagens e desvantagens da decisão em grupo.
  • Graus de participação na tomada de decisão: quando consultar os parceiros e colaboradores.
  • Problemas na tomada de decisão em grupo: procedimentos e técnicas para melhorar a qualidade da decisão.
  • Técnicas de criatividade para a decisão em grupo: variantes do “brainstorming”; Grupo Nominal; DELPHI.

6. Passar da decisão à acção: como garantir a adesão dos outros

  • Comunicar decisões: como reforçar a eficácia persuasiva das suas mensagens:
    • em reuniões (equipas, comités, ou outros);
    • num contacto individual.
  • Conseguir a responsabilização de todos os implicados na decisão.
  • Elaborar um plano de acção coerente com a natureza da decisão.
  • Saber avaliar a eficácia das decisões: o balanço do plano de acção.

Antes da formação em sala:
Inclui 1 módulo de e-Learning

  • Sistema de apoio à decisão.

Dirigido a

Responsáveis que desejam melhorar as suas competências na tomada de decisão em situações de gestão de recursos e de pessoas.

Objectivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • distinguir e aplicar métodos e técnicas de tomada de decisão complexa;
  • resistir aos erros e ilusões que diminuem a qualidade das decisões;
  • identificar as características individuais que fomentam ou perturbam a capacidade de decisão;
  • tirar partido das ferramentas de apoio à tomada de decisão;
  • usar técnicas de apoio à decisão em grupo;
  • transformar a decisão num plano de acção.

Métodos

Para além das intervenções do formador, a metodologia pedagógica do curso inclui exercícios práticos, envolvendo a utilização de instrumentos de decisão, estudo de caso, auto-diagnósticos individuais e simulações de decisão em grupo.


Referência: 01-A-567

Duração: 2.5 dias
Preço: 75.000,00 MT
(IVA não incluído)

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