Curso de Formação: Resolução de conflitos

Ultrapassar conflitos e negociar soluções

A gestão de conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objectivos. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança, e conseguir soluções através
da negociação com vantagens para as partes e para a Organização constitui um desafio para qualquer gestor.

Neste curso, os participantes desenvolverão competências que lhes permitam:
– saber como sair das situações de diálogo difícil;
– construir uma solução conjunta dos conflitos, tirando partido das divergências;
– encontrar as soluções equilibradas para cada parte;
– saber como lidar com os conflitos online.

Programa

1. Analisar a dinâmica relacional em situações de conflito

  • Os tipos de conflitos nas Organizações: conflitos de crenças e conflitos de recursos escassos.
  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos.
  • A comunicação ineficaz como factor de conflito.
  • As relações de força: atitudes de ataque e defesa.

2. Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

  • Como lida com os conflitos? Conhecer-se melhor a si mesmo – auto-diagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.
  • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.
  • Seleccionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva.
  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

3. Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

  • Fases do desenvolvimento dos conflitos: da percepção de incompatibilidade à busca das soluções.
  • Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
  • Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

4. Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar.
  • As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva.
  • Escolher a sua estratégia em função do objectivo e da situação.
  • Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de negociação: negociar em bloco ou ponto por ponto.
  • Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.

5. Actuar nas várias fases da negociação

  • A fase de preparação: ponto chave do êxito da negociação:
    • os objectivos;
    • as concessões e os limites;
    • a argumentação de apoio;
    • como analisar os interesses e as posições da outra parte.
  • Saber conduzir a negociação – os métodos eficazes em cada etapa:
    • o enquadramento da negociação e os interesses mútuos;
    • controlar o diálogo – a arte de perguntar;
    • tratar os diferentes tipos de objecções;
    • sair de uma situação de impasse: a chave para desbloquear uma situação e retomar o diálogo em clima de cooperação.
  • Procedimentos para concluir acordos: técnicas de fecho da negociação:
    • conseguimos um acordo fiável?
  • Saber avaliar a eficácia de uma negociação.

6. Lidar com o conflito online

  • Efeitos do uso das tecnologias de comunicação (email, sms, chat) sobre o comportamento social: oportunidades e ameaças
  • Limites e enviesamentos gerados pelos media online: da ilusão de sincronicidade à escalada de conflito verbal.

Dirigido a

  • Quadros e chefias para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da actividade profissional de gestão e de coordenação de pessoas.

Objectivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
  • controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;
  • construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
  • conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
  • fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

Métodos

A metodologia segue uma orientação de pedagogia activa, com participação contínua dos formandos:

  • Estudo de casos;
  • Análise e simulação de situações de conflito;
  • Diagnóstico e discussão dos estilos individuais de gestão dos conflitos.

 


Referência: 03-B-456

Duração: 2.5 dias
Idioma: Português
Preço: 75.000,00 MT
(IVA não incluído)

Se está interessado nesta formação, contacte-nos.

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