Desenvolva as competências necessárias para uma correcta escolha, aplicação, interpretação e rentabilização de testes psicológicos, orientados para a área de Gestão de Recursos Humanos.
Programa
1. Utilizar testes psicológicos no âmbito da avaliação de profissionais
- Compreender o conceito de inteligência, de aptidão e de personalidade.
- Conhecer testes que abrangem as três áreas de avaliação: inteligência, aptidões específicas e personalidade.
2. Escolher testes psicológicos ajustados às necessidades da avaliação
- Escolher testes de acordo com o perfil de competências.
- Saber escolher testes psicológicos de qualidade através da análise das qualidades métricas: sensibilidade, validade e fidelidade.
- Optimizar a aquisição de testes quando perante restrições orçamentais.
3. Aprender a conduzir uma sessão de testes psicológicos
- Considerar aspectos éticos e deontológicos: o consentimento informado, a utilização de material com copyright, o feedback ao sujeito avaliado.
- Compreender outros aspectos a considerar, antes, durante e depois da sessão de testes psicológicos.
4. Cotar e interpretar os resultados dos testes psicológicos
- Identificar o material necessário para a cotação e registo dos resultados.
- Conhecer o conceito e significado das normas e dos resultados padronizados.
5. Saber analisar a informação recolhida e utilizá-la como auxiliar na tomada de decisão
- Ponderar e comparar os resultados obtidos nos testes psicológicos com o perfil de competências.
Dirigido a
- Psicólogo(as), alunos finalistas do 2º ciclo de Psicologia e profissionais com formação superior na área das Ciências Sociais e Humanas, que trabalhem em Departamentos de Recursos Humanos.
Objectivos
- No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
- distinguir entre testes de inteligência, de aptidões específicas e questionários de personalidade;
- escolher baterias de testes psicológicos ajustadas aos perfis de exigências das funções;
- conduzir sessões de aplicação de testes psicológicos;
- cotar e interpretar os resultados dos testes.
Métodos
- Uma pedagogia activa baseada em:
- testes psicológicos que permitem aos participantes lidar com os vários materiais que os constituem e se treinem na sua utilização: escolha, aplicação, correcção e interpretação;
- simulações de aplicação de testes;
- realização de exercícios práticos de cotação de testes psicológicos e de interpretação dos resultados obtidos.